Como entender o porquê da desordem

    Eu, como adolescente, convivo com adolescentes. E ajo como tal, mas digamos que quase conservador, dentro das possibilidades de um jovem de 17 anos. Sempre fui assim. Contudo, nos meus curtos anos de vida adquiri o hábito de tentar entender as pessoas, estudá-las. Não tento ser um psicólogo ou algo do  gênero, e por isso não sou um grande examinador, mas sempre gostei de tentar. Sempre me interessei por análises sociais, algo um pouco diferente entre os  adolescentes.

    O que eu ouço desde me dou por gente é o futuro do Brasil nas mãos dessa geração. E dizem que ela é tão pechosa quanto às gerações antecessoras  e confesso que isso eu não consigo afirmar. Mas de qualquer forma, as inversões de valores sempre estiveram à margem das sociedades brasileiras. A partir dessa constatação tento enxergar as pessoas, mais precisamente meus amigos e colegas de escola, curso ou qualquer outra coisa. Confesso que às vezes fico espantado, às vezes não… Um dos motivos pela qual a nossa geração é “desnaturada” são os nossos próprios pais. Eles é que são o centro do caos e assim deve-se estudar o futuro do nosso país a partir deles, ou até gerações anteriores a eles.

   Eu digo isso porque nós somos reflexos, na maioria das vezes, das pessoas em que estão ao nosso redor, a final somos influenciados pelo meio. As pessoas mais próximas da gente são nossos pais e são também indivíduos pela qual nos espelhamos. Houve algo de errado na formação de outras gerações e o pior, a geração que comanda o país e promove o atraso no desenvolvimento do país, levando-o a problemas de saúde, segurança, infraestrutura e educação, principalmente, não é a nossa, é a dos nosso pais e avôs. Então, supomos como serão nossos futuros concidadãos.

   Não quero chegar ao mérito de saber o que levou o país a isso, se não faremos uma discussão sem fim, mas eu quis falar um pouco a respeito desse assunto porque ouço muito as pessoas criticarem essa geração sem saber que a origem do erro não está nela, e sim nos que criticam. Basta agora refletirmos e melhorar.

Deixe um comentário

